segunda-feira, 27 de abril de 2009

"Herói e Santo"




Nuno Álvares Pereira , também conhecido como o Santo Condestável, São Nuno de Santa Maria, ou simplesmente Nun'Álvares, nasceu em Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã a 24 de Junho de 1360. Foi um nobre e um guerreiro português do século XIV que desempenhou um papel fundamental na crise de 1383-1385, onde Portugal lutou a sua independência contra Castela. Esteve a comandar as tropas na batalha de Aljubarrota e lutou sempre pelos interesses do país. Nuno Álvares Pereira foi também 2.ºconde de Arraiolos, 7.º conde de Barcelos e 3.º conde de Ourém. Após a morte da sua mulher, tornou-se carmelita (entrou na Ordem em 1423, no Convento do Carmo, que fundara como cumprimento de um voto). Toma o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Aí permanece até à morte, ocorrida em 1 de Novembro de 1431, com 71 anos.


Foi beatificado a 23 de Janeiro de 1918 pelo Papa Bento XV, que consagrou o dia 6 de Novembro ao, então, beato. Iniciado em 1940, o processo de canonização foi posteriormente interrompido e, em2004 reiniciado. Finalmente, e para alegria de todos os portugueses, e especialmente para o CNE - Corpo Nacional de Escutas, foi ontem canonizado, em Roma pelo Papa Bento XVI, como São Nuno de Santa Maria.


Beato Nuno, assim tratado o patrono dos escuteiros, desde sempre esteve ligado ao movimento escutista. O primeiro ACANAC (acampamento nacional) realizou-se em 1926, entre 9 e 18 de Agosto em Aljubarrota. Desde então, a estátua de Beato Nuno, colocada por este movimento, se encontra no altar-mor da capelinha de S.Jorge, no local da batalha, seguido de uma lápide que diz:



"O Corpo Nacional de Scouts realizando o seu
primeiro acampamento nacional em Aljubarrota em agosto de 1926 inaugurou nesta
capela o culto do Santo Condestável, oferecendo a imagem que desde então aqui é
venerada."


Esta canonização foi vivida com grande intensidade e festividade pelo CNE. No sítio do movimento estão patentes vários eventos assosciados à efeméride. Vale a pena ver este trabalho feito pelos escuteiros, intitulado "São Nuno, celebrar 26 de Abril de 2009".

Nuno Álvares Pereira, beato, santo, guerreiro, um exemplo para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário