quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

" Nós temos que confiar e dar confiança às fontes"

Sendo um blog dedicado ao jornalismo, nada melhor do que publicar uma entrevista com alguém ligado ao meio, neste caso ligada.
Mila Brigas é radialista da Rádio Universidade, onde faz o noticiário há já dezanove anos. Num final de tarde soalheiro, a jornalista abriu as portas do seu estúdio e numa entrevista descontraída aceitou trocar os papéis e ser a entrevistada.


Por que razão escolheu o jornalismo?
Mila Brigas - Escolhi jornalismo porque sempre gostei de jornalismo. Lembro-me de quando era criança, e quando comecei a aprender a ler, lia muitas vezes em voz alta e imaginava que estava a ler para muitas pessoas, portanto o gosto de transmitir aquilo que estava no papel começou muito cedo, e é obvio que depois enveredei pelo jornalismo.

Onde começou a exercer a profissão?
MB
-Numa das primeiras rádios piratas que apareceu em Vila Real. Eu estudava jornalismo no 10º ano no Liceu e, em casa toda a gente sabia que eu gostava da área de jornalismo. Entretanto fui a uma visita de estudo à Rádio Alto Douro na Régua, da Antena 1, na altura ainda havia ali uma delegação, e todos nós tivemos que fazer um trabalho e ler, lá na rádio. Quando me calhou ser a porta-voz do meu grupo, o jornalista que estava lá disse: tu queres ser o quê? E eu respondi: jornalista! E ele disse: tu adaptas bem ao pé do microfone! E pronto, foi aquele clique! Cheguei a casa disse ao meu pai e à minha mãe. Entretanto deu-se o aparecimento das rádios piratas. O meu pai gosta muito de ouvir rádio e num momento estava a mudar de estação, apanhou uma estação de Vila Real, uma rádio pirata, e estavam a pedir pessoas para a rádio. O meu pai disse-me, tinha ficado com a direcção da rádio, e no dia seguinte estive lá e perguntei se podia fazer rádio, e até hoje!

Quando é que veio para a Rádio Universidade?
MB-
Depois da legalização das rádios e seis meses depois da Rádio Universidade estar legal, eu que trabalhava na Rádio Voz do Marão, fui contratada para esta rádio, portanto vai fazer dezanove anos.

Gosta de trabalhar na Rádio Universidade?
MB - Adoro!

Gosta de fazer rádio?
MB- Sempre!

A entrevista não fica por aqui, para continuar a ler clique aqui .
Já que falamos em rádio, que tal ouvir a entrevista?


entrevista cristina.mp3 -

Sem comentários:

Enviar um comentário